segunda-feira, 16 de março de 2009

[MHI] O que é Multimidia?

O que é Multimidia?

R: multimídia corresponde a integração de diferentes modalidades de mídia: gráficos, imagens, textos, audio, animação ( que possibilita melhor visualização de imagens em 3-D, eriquece representações gráficas, permite mapear fenômenos que mudam com o tempo, etc) e video ( utilizado para mostrar coisas que se movem) na representação de dados.
Multimídia é uma expressão que passou a ter maior evidência com o advento do computador. Para quem se lembra, os primeiros pcs não possuíam os recursos de som e leitura e gravação de arquivos como os de hoje. Só com o surgimento do famoso kit Multimídia que os computadores ganharam caixinhas de som e CD-Rom.
Muito antes disso, o termo multimídia já era usado para definir produções que integravam diversos meios de comunicação independentes, como gravadores de áudio, projetores de cinema, monitores de vídeo e outros. Estúdios, por exemplo, eram tidos como ambientes multimídia, pois integravam uma gama de meios de comunicação para diversos fins; era possível integrar sons, imagens, animações e textos por mais que agora isso pareça inevitável.
Hoje, a multimídia está presente nos CDs, TVs interaivas, vídeo-games, DVDs, aparelhos celulares, etc., mas, de fato, a web é o maior meio multimídia conhecido porque possibilita que seu usuário crie, manipule, armazene e pesquise conteúdos. Cada conteúdo acessado abre um leque de opções em forma de links que criam uma navegação infinita.
No entanto, a multimídia exige do usuário da internet bom senso e atenção para distinguir e filtrar o que – dentro dessa infinidade de informação – tem realmente relevância para seus objetivos.
Atualmente, nas diferentes áreas de serviço, utilizamos os recursos multimídia para enfatizar e dar suporte aquilo que está sendo proposto, facilitar o entendimento, adicionar, complementar e simplificar informações.
Na Medicina, estes recursos vem sendo utilizados para:
1) Informação médica:
- Aparelhos de Imagem:
- Raio- X, Tomografia Computadorizada (CT), Ressonância Magnética (MRI), etc....
- Unidades de monitorização ao lado da cama, estetoscópio e outros instrumentos.
- Artigo , filmes, sequências de video, gráficos, charts, livraria on-line, livros de referência, anotações escritas a mão, conversações com pacientes e colegas, gravações em audio.

2) Medicina cooperativa - melhor eficiência no cuidado do paciente:
- Por exemplo, um típico episódio de cuidado do paciente: paciente --> clínico geral --> especialista --> exames e tratamento no hospital --> centro de especialidade (ex. cardiologia) para exames e tratamento específico --> seguimento pelo clínico geral.

3) Treinamento médico baseado em apresentações interativas.
- Interactive medical training (ex. MedPics).
- Quiosques interativos para admissão e informação dos pacientes. Assim, diversos aplicativos multimídia foram criados.
Alguns exemplos são: Sistema médico de gravação eletrônica (organização de arquivos), Simulações clínicas (realidade virtual), Telemedicina, Consultas multimídia (material de apoio a decisões, mesas de discussão e atualização de temas), Educação do paciente (fontes de pesquisa, páginas " Pergunte a um especialista") e Cuidado interativo avançado.

Porém, esta intensa intercomunicação precisa de padrões harmônicos, a fim de conseguir manter seu funcionamento. Por isso, foram estabelecidos os seguintes standards:
1) Representational Standards: DICOM, CORBA, JPEG & MPEG, HL7, UMLS.
2) Compression Standards: JPEG & MPEG.
3) Interoperabilty Standards: DICOM.
4) Communications Standards: TCP/IP.
fontes:
by Elin

Nenhum comentário: