quinta-feira, 7 de agosto de 2008

[ IHM] ENGENHARIA COGNITIVA

Faça uma postagem respondendo perguntas abaixo, com base no captulo 3:

1) O que se deve fazer, de acordo com Norman e Draper, para se criar uma interface que seja ágil na hora de realizar as tarefas que o sistema dispõe?

Construir uma interface que se ajuste às necessidades do usuário, de forma que possa ser prontamente interpretada, manipulada e possibilitar que o usuário atravesse os golfos. O usuário também pode, ele próprio, ao custo de seus esforços, atravessar os golfos, criando planos, seqüências de ações e interpretações que movem a descrição de metas e intenções para mais próximo da descrição requerida pelo sistema físico (e não pela tarefa original).

2) Explique o que são as variáveis físicas.

Mecanismos e estados do sistema são expressos em termos relativos a ele.

3) Porque as vezes, para usuários novatos ou acostumados com outros sistemas, há dificuldade em se habituar com um novo sistema?

A facilidade ou dificuldade com que operamos no mundo dos objetos é, portanto, devida à habilidade do designer em tornar clara a operação sobre o objeto, projetando uma boa imagem da operação e considerando outros elementos do universo de conhecimento do usuário.A complexidade da tarefa é devida às naturezas diferentes das variáveis envolvidas.

4) O que são os golfos de execução e de avalição?

Golfo da Execução: envolve as atividades de formação da intenção, especificação da seqüência de ações e execução da ação através do contato com mecanismos de entrada da interface.
Golfo da Avaliação: requer comparação entra a interpretação do estado do sistema com as metas e intenções originais.

5)Procure na internet o conceito de Engenharia Cognitiva.

Engenharia Cognitiva dá subsídios para se definir a meta ideal do processo de design, um produto, cognitivamente adequado para a população de usuários.

by Elin