quinta-feira, 21 de agosto de 2008

[IHM] Leitura com questionário - 14/08/2008

1) O que se entende por manipulação direta?

Em vez de um meio computacional abstrato, toda programação é feita
graficamente, em uma forma que tenta casar com a maneira como pensamos no
problema (Hutchins et al., 1986).

2) Do mundo que se "comanda" passou-se para o mundo com o qual se "interage". Explique.

Antes era simplesmente passado um simples comando para que algo acontecesse hoje o mundo passa por uma interação na forma de dar esse comando e como é passado essa informação.

3) O que é WYSWYG?

WYSWYG (what you see is what you get): editores onde a diretividade em interfaces, entretanto, apresenta-se em vários níveis dentro de um continuum.

4) Como Schneidermann resumiu a ilusão da manipulação direta?

A "ilusão" da manipulação direta foi sumarizada em três princípios de design:

1. Representação contínua do objeto de interesse;
2. Ações físicas (cliques, arraste, etc.) em vez de sintaxe complexa;
3. Operações incrementais reversíveis, cujo impacto no objeto de interesse é imediatamente visível.

Esses princípios são baseados na suposição de que a manipulação direta resulta em menor comprometimento de recursos cognitivos.

5) O que é "linguagem da interface"?

Linguagem de Interface: é um "meio" no qual usuário e sistema têm uma conversação sobre um mundo assumido, mas não explicitamente representado. O usuário está em contato com estruturas lingüísticas que podem ser interpretadas como se referindo aos objetos de interesse.

6) Segundo Hutchins et al(1986) a interface é um mundo onde o usuário age. Tente exemplificar.

Esse mundo muda de estado em resposta às ações do usuário. Em vez de descrever as ações de interesse, o usuário realiza as ações.

7) O que é Distância Semântica?

Distância semântica (DS) reflete a relação entre as intenções do usuário e o significado na linguagem da interface.

8) O que é Distância Articulatória?

Distância articulatória (DA) reflete arelação entre a forma física de uma expressão na linguagem de interação e seu significado.

9) Qual a relação da distância semântica com o Modelo da Teoria da Ação?

A diretividade semântica pode ser medida no golfo de execução observando-se quanto da estrutura requerida é fornecida pelo sistema e quanto pelo usuário. Quanto mais estrutura o usuário tiver que prover, maior será a distância que ele terá que transpor.
No golfo de avaliação a diretividade semântica pode ser observada pela quantidade de estruturas requeridas para o usuário determinar se uma dada meta foi alcançada ou não.

10) Explique o termo diretividade articulatória que o texto aborda antes da figura 3.2.

É uma medida da distância entre a forma física da expressão dos elementos da interface e seu significado.

11) Como designer o que é importante se fazer para se contribuir para o sentimento da diretividade?

Deve se remover a percepção do computador como um intermediário, possibilitando execução e avaliação diretas, representação contínua do estado do sistema e linguagens de entrada/saída inter-referenciais – a expressão de entrada deve incorporar ou usar a expressão de saída anterior, para criar a "ilusão" de manipulação direta dos objetos. A redução na carga cognitiva para manter mentalmente informação relevante sobre o estado do sistema e a forma de interação contribuem para o sentimento de engajamento.

12) Cite 5 aspectos dos benefícios da manipulação direta que você considera mais importantes para a usabilidade de sistemas computacionais.

• Facilidade de aprendizado do sistema. Novatos podem aprender rapidamente a funcionalidade básica;
• Facilidade de memorização. Usuários freqüentes podem reter mais facilmente conceitos operacionais;
• Performance melhorada do experto no domínio da tarefa;
• Redução de mensagens de erro;
• Aumento no controle do usuário.

by Elin